sexta-feira, 28 de Junho de 2013

AS PRIMEIRAS ACTUAÇÕES

A partir de agora, vou apenas descrever as actuações mais importantes do nosso Coral:
- 10/12/1988 - Em Lisboa, a convite da Direcção do BNU, na festa de Natal da Instituição, onde granjeámos a admiração e o reconhecimento do director Dr. Costa Pinto.

O momento mais alto na altura, 21/05/1989 - foi a organização do 1º Encontro de Coros do Distrito de Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva onde reunimos 10 Corais numa final apoteótica com cerca de 500 pessoas em palco e... a estreia da nossa linda farda.

E em 21/10/1990 começámos a gravar um LP em Tomar.


 

Em 17/03/1991- foi a grande festa do lançamento do LP, na quinta das Caves do Vidigal
com a presença do Presidente do C. de Administração do  B.N.U. o Dr. Costa Pinto


Os elementos do Coro de então 

Mas em 23.05.1992, lançámos-nos noutra "aventura"...
O 1º ANDAMENTO MUSICAL".
Nas bonitas instalações da Caixa Geral de Depósitos (da Praça Goa, Damão e Diu), com a colaboração do Gerente da altura, realizou-se o "impensável"...
Com o sistema de alarme desligado (na parte onde se ia actuar), teve lugar naquela Instituição Bancária, a uma brilhante actuação de três coros, distribuídos e posicionados em locais estratégicos (R/Chão e 1º andar), cada um por sua vez. Depois, no grande espaço da entrada da CGD, com  os corais reunidos e alguns músicos a acompanhar, cantámos 3 peças em conjunto num final muito feliz:...
- Quando começou a descer do "céu" uma chuva de pétalas de rosas, sobre os corais e assistência, só se ouviam exclamações como esta:
.Oh,Oh,Oh...

A16.01.1993, foi o a festa da nossa 100ª actuação no Teatro José Lúcio da Silva.
 
A 10.01.1999- Foi a nossa primeira experiência com Orquestra, na comemoração dos 125 anos da filarmónica da SAMP - Pousos, com a Orquestra Juvenil de Fornos- Feira, na belíssima obra "O Magnificat" de Pergolesi. Grandes emoções que ficarão para sempre nos nossos corações!
Também a 29 de Abril do mesmo ano, juntamente com o Calçada Romana de Alqueidão da Serra, fizemos um magnífico concerto Medieval, no nosso Castelo de Leiria com uma linda coreografia da nossa solista Dina Malheiros da Fonseca, inserido nas Jornadas Nacionais do "Lions Club".
O Ano 2000 foi também, muito "rico" em actuações...
O nosso maestro andou durante uns anos à procura duma grande obra de um Leiriense, que se julgava perdida.- O "TE DEUM",  de Inácio Aires de Azevedo, com 130 anos de feitura.
A 21 de Maio (nas festas da cidade), integrada no "Quodlibet" e com a Orquestra Juvenil de Fornos - Feira, foi a grande estreia. Sentimos emoções indescritíveis que só as sente, quem canta juntamente com orquestra...
Este "Te Deum", foi repetido posteriormente em Pombal, Marinha Grande, Feira e Rio Meão. 
Depois a 11.03.2001 na comemoração dos 500 anos de elevação a Vila e para finalizar o ciclo do Te Deum em 21.10.2001 fomos a Almada, a convite do Coral Polifónico.

Sem comentários:

Enviar um comentário