sexta-feira, 28 de junho de 2013

COMO NASCEU O CORAL DO B.N.U. - LEIRIA

Neste projecto pretendo contar a história viva de um Coral que nasceu em 14 de Janeiro de 1987, na linda cidade do Lis e a razão de ser tão especial…
É que este coral “nasceu” no seio de uma Instituição Bancária e numa pequena cidade chamada Leiria!






Na época costumavam fazer-se grandes festas de Natal para as famílias dos empregados, onde depois da refeição se confraternizava - cantando, dançando e terminando a mesma, com uma oferta aos filhos dos empregados que tivessem até 12 anos de idade. 

  No Banco Nacional Ultramarino, onde eu trabalhava, havia várias pessoas que gostavam muito de cantar e que tinham boas vozes. E o principal de tudo é que, havia um colega que até era músico. Assim todos os anos, quando o grupo se reunia para cantar, principalmente canções de Natal, o referido colega sempre nos dizia “não é por falta de maestro que não têm um coral”. Façam circular uma lista para inscrições dos interessados e faremos um coral a sério, disse-nos na festa de Dezembro de 1986.
No início de Janeiro, passou pela secretária de cada um de nós uma lista onde se lia:

“Inscrições para se formar um Coral”.
- O Coral do B.N.U. - Leiria
Encabeçava essa lista um dos gerente da Agência, o Sr. Adriano Lopes dos Santos, por isso teve logo mais adesão… 
Após o colega e maestro, Joaquim Vicente Narciso verificar o número dos inscritos, telefonou às esposas de alguns colegas que sabia terem boas vozes, para virem fazer parte desta nova família que nascia
- A família do coral do B.N.U. - Leiria!

E os ensaios começaram por naipes, à hora do almoço, de Segunda a Quinta-feira e na Sexta,  em conjunto. Os empregados inscritos, levavam umas sandes, comiam em 15 minutos e os restantes 45 minutos seguintes, eram passados no sótão das instalações do Banco, onde se realizavam os ensaios. Passados cerca de um ano, passámos a ensaiar à noite (a quatro vozes) todas as Quintas- feiras, pelas 21h00, nas instalações do próprio Banco.

E o 1º concerto-  deu-se no Sport Operário da Marinha Grande a 05.12.1987, seguindo-se outros no Centro Comercial D. Dinis, no Mercado Santana , etc, etc.
A farda das senhoras nessa época, era constituída por uma saia preta, blusa branca e um lenço regional bem colorido ao ombro. 

Tão simples, como o coral!


No ano seguinte, começou-se a pensar em "voos" mais altos...
A direcção do coral eleita na altura, constituída pelos colegas Maria Tereza Vaz e António Luís de Carvalho, meteram mãos à obra para, junto da nossa Sede em Lisboa, conseguirem autorização "oficial" para se fazerem ensaios à noite, usar o telefone do Banco para contactos, a impressora para tirar fotocópias das partituras, enviar cartas do Coral pelo correio interno do Banco, etc, etc...



Mais tarde... a "dor de cabeça" da colega Mª.Tereza foi a escolha do nosso lindo visual, com as senhoras usando as cores da grande Instituição que era na altura, o B.N.U. ou seja,
o Banco Nacional Ultramarino!

1 comentário: