sexta-feira, 28 de junho de 2013

ALTERAÇÃO DO NOME E OUTROS PROJECTOS!

Com a passagem do B.N.U. para a Caixa Geral de Depósitos em 2001 e a aquisição do Coral, por parte dos  Serviços Sociais,  decidiu-se alterar a designação do mesmo e passámos a chamar-nos:








No entanto as "grandes" dificuldades iriam surgir em Abril de 2005, com o encerramento da Agência Rotunda Santana (antigo B.N.U.), onde nós efectuávamos os ensaios e onde tínhamos o nosso espólio (conforme foto abaixo). 



Só em Maio de 2006 e depois de muitas cartas e várias idas a Lisboa, por parte de elementos da Direcção do Coral e do maestro, conseguíamos permissão para os ensaios, numa sala dos Serviços Sociais da Caixa, na Praça Goa, Damão e Diu.


Já tínhamos um longo percurso e um nome que prestigiava a Instituição que servíamos.
A direcção do Coral não desanimou e "lutou", com afinco, pela continuidade do mesmo.

Assim, outros projectos surgiram na vida do nosso coral.

O nosso maestro Narciso, "meteu" mãos à obra e conseguiu que em 24.01.2004,  a Câmara Municipal de Leiria, fizesse o lançamento do maior cancioneiro de Portugal:  "Entre Mar e Serra da Alta Estremadura", com recolhas do professor José Ribeiro de Sousa e que ele "pacientemente", ordenou, catalisou e "trabalhou" todas as músicas para quatro vozes.


- É em 14 de Maio de 2005 que lançámos, um duplo CD com o título: 
- Percursos.



Um CD, contendo apenas, música da região de Leiria.
O outro, de variados estilos e épocas.
Também foi concebida uma nova e bonita pasta, para inserir as partituras, aquando as nossas actuações em público.


Mais tarde, para dar "vida" ao referido Cancioneiro, foi criado o chamado:

- "Teatro das cantigas", com uso de trajes regionais, vários instrumentos e recurso ao "teatro" ao qual aderiram alguns elementos do coro.

Como havia quem quisesse aprender viola e cavaquinho, o maestro decidiu arranjar quem os ensaiasse e dar oportunidade ao "sonho" de alguns de nós.



Sem comentários:

Enviar um comentário